BLOG


"DESIGN É INFORMAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS TODO O PROCESSO CRIATIVO"

Dicas para uma estratégia SEO de sucesso !

Apesar de ser importante que o seu SEO seja otimizado com frequência, não precisa estar sempre a competir com os grandes sem objetivos bem definidos, quando o mais importante é entender que deve antes demais dar informação diferente e relevante ao seu público-alvo. Quanto mais informação e conteúdos de qualidade você fornecer, melhor será a taxa de sucesso. Um conjunto rico de texto, imagens, vídeos entre outros é importante para alcançar esse objetivo. Como tal propomos a seguinte lista, da qual entendemos ter bastantes itens obrigatórios para que a sua estratégia de SEO possa ter êxito.

 

Escolha para o seu site um design responsivo para dispositivos móveis

Sites compatíveis com dispositivos móveis são um fator importante no SEO. O Google observa que os visitantes do site terão uma experiência melhor com sites responsivos, o que significa que eles se redimensionam para caber no tamanho do dispositivo em que são visualizados. Isso ajuda na velocidade de carregamento e visibilidade entre os mecanismos de pesquisa, além de proporcionar às pessoas que navegam em diferentes dispositivos uma melhor experiência do utilizador. O Google irá agradecer e certamente irá dar-lhe uma recompensa no posicionamento na SERP.

 

A experiência do utilizador deverá ser a sua prioridade número um para que os utilizadores não abandonem e voltem de novo

Nada é mais frustrante do que tentar usar um website que dificilmente se pode usar. Na realidade, a maioria dos indivíduos desiste após mais de alguns segundos de aborrecimento, e o Google também terá dificuldade em tirar o máximo partido disso. Links quebrados, páginas de erro, e estruturas desorganizadas do site, tudo isto afecta a impressão que os visitantes têm do seu site.

Um site bem otimizado para os utilizadores tem um design / UX e navegação positivos, mas muitas vezes carece de SEO na página. Os rastreadores do Google podem ter dificuldade em ler o seu conteúdo e determinar onde classificá-lo nas SERPs. Se estruturar os conteúdos, usar títulos e escrever parágrafos curtos, a sua taxa de rejeição diminuirá, a sua classificação subirá e mais pessoas converterão em todos os sítios web. A velocidade certa da página também pode ajudar nos seus rankings. O Web Core agora é um fator de classificação porque ao fator experiência foi atualizado.

 

Garanta que as suas páginas web sejam de carregamento rápido

O seu sítio web precisa de ser rápido, acessível e simples de usar, quer esteja a escrever blogs educativos, a comercializar um produto ou serviço, ou apenas a colocar alguém no caminho certo. As pessoas querem agora informações e resultados instantâneos. Simplesmente prosseguirão se o seu sítio web demorar muito tempo a carregar.

Pode aumentar a velocidade do site e a suavidade geral do seu UX de várias maneiras, inclusive removendo plugins desatualizados ou inativos, limpando o seu código, otimizando e comprimindo os seus ficheiros de imagem, assegurando que as suas subpastas fazem sentido, e utilizando ferramentas como o Google Page Speed Insights ou GTmetrix para acompanhar o seu progresso no futuro.

 

Ao escrever, não pense apenas nos mecanismos de busca. Faça das pessoas a sua prioridade principal

Os algoritmos do Google melhoraram drasticamente nos últimos anos. Isso porque possui a inteligência das pessoas e a inteligência artificial, além de acesso a uma riqueza de dados. Para obter melhores resultados de pesquisa, precisa investir em SEO em vez de tentar encontrar brechas. Deverá escrever para os leitores ao invés de escrever para os motores de busca. O seu conteúdo deve estar sempre enraizado no que o seu público precisa saber. Lembre-se de que mudar o seu estilo de escrita é a única maneira de tornar os textos naturalistas menos naturais. Coloque as suas palavras-chave de forma previsível em todo o seu conteúdo para torná-las mais visíveis.

 

Coloque palavras-chave específicas nos locais apropriados dos conteúdos

Embora os motores de busca devam estar sempre atrás das pessoas, a base de todo este processo são as palavras-chave. Ao concentrar-se em frases de pesquisa populares, SEO não só atinge o núcleo do que os utilizadores e Google procuram, mas também gera mais tráfego do que os meios de comunicação social naturais. As palavras-chave são a base de SEO e devem também ser a base de tudo o que se faz. No entanto, não é tão simples como espalhar as palavras-chave de qualquer forma.

O primeiro passo é a pesquisa por palavras-chave. Para determinar a intenção geral de pesquisa e as suas palavras-chave, recorra a ferramentas de SEO como a nativa dos anúncios do Google, Semrush, Ahrefs entre outras. Se estiver preso a quais palavras-chave incluir no seu texto, procure variações de cauda longa de palavras-chave populares e pesquise o site dos seus concorrentes que têm informações que ainda não possui. Também deve incluir essas novas palavras-chave nos seus metadados, bem como os links que apontam para seu site. Por último, mas não menos importante, evite o recheio de palavras-chave. Para evitar interferir com a leitura do seu material, integre-as naturalmente.

 

Os backlinks, links internos e externos precisam de ser relevantes para obter uma melhor classificação na SERP

Como mencionado, os backlinks são cruciais para estabelecer a reputação do seu domínio e a autoridade do seu site. Os links externos também são cruciais: não só melhoram o conteúdo que oferece, como também lhe dão a oportunidade de construir ligações recíprocas através de contactos. Quanto às ligações internas, estas são também uma componente de classificação significativa. Ao clicar em ligações para páginas subsequentes e ao avaliar a sua relevância para uma consulta de pesquisa, os bots e os crawlers encontram conteúdo. Isto também se aplica a ligações internas, por isso não hesite em estabelecer ligações a outras páginas úteis no seu site quando apropriado. Após a utilização de um plano de construção de ligações durante um a dois meses, 60% dos profissionais de consultoria SEO notaram bastantes melhorias significativas.

 

Snippets de destaque são um resultado de pesquisa que o Google mostra na parte superior da página, listagem ou outro destaque

Hoje em dia, os destacados controlam essencialmente os SERPs. Mesmo que nunca tenha ouvido a palavra antes, é provável que já esteja a par deles. Para a maioria das consultas de pesquisa, são as caixas de resposta destacadas no topo das páginas ou em outros locais de destaque. Deve estar a fazer algo bem se conseguir obter um snippet em destaque. Pode aumentar as suas hipóteses de obter um snippet em destaque usando formatação particular e escolhas de estilo, como infografias, pontos de bala, listas numeradas, e respondendo diretamente à consulta de pesquisa.

A consulta de pesquisa é respondida na própria pré-visualização do Google, pelo que os dados sugeridos que nos snippets nem sempre resultam em cliques diretos, embora a partir de agora, os snippets estejam presentes em mais de 30% dos SERPs. Eles são excelentes para promover o seu nome, negócio e empresa e aumentando o conhecimento e destacando a sua marca.

 

Preste atenção às constantes alterações do algoritmo do Google

O Google introduziu uma série de novos recursos, que permitem que o gigante das buscas fique mais inteligente e fácil de usar. As mudanças no algoritmo são contínuas e muitas vezes não podem ser previstas. Dependendo de como os sites estão conforme a modificação mais recente, eles podem desfrutar de benefícios ou sofrer penalidades. Numerosas variáveis, incluindo como acessibilidade, velocidade, abundância de publicidade ou material de spam, etc., afectam as classificações e penalizações.

Há algumas ações simples que podem ser tomadas para manter ou melhorar o seu posicionamento nas SERPs, apesar de que nem sempre possa ser evitada a oscilação. Deverá manter-se a par das atualizações mais recentes e futuras, subscrevendo fóruns e websites da temática SEO. A Comunidade da Consola de Pesquisa Google é um local fantástico para começar, e deverá monitorizar cuidadosamente o seu tráfego utilizando ferramentas como o Google Analytics e SEMrush para detetar quaisquer alterações que possam ter acontecido e depois fazer os ajustes necessários.

 

Melhore constantemente os seus conteúdos e adicione mais sub-tópicos dantes omitidos ou menos percetíveis

Um dos aspetos mais importantes da sua campanha de otimização de mecanismos de busca é lembrar não haver um final previsto. Há sempre trabalho a ser feito devido às constantes atualizações e concorrência, para não mencionar que pode sempre melhorar naquilo que já fez. Retroceder e atualizar o conteúdo com palavras-chave e links de melhor legibilidade é um excelente método para começar a usar SEO eficazmente se não o fez antes. Ao atualizá-los frequentemente, pode mesmo certificar-se de que as páginas com um melhor desempenho continuam a crescer no tráfego ou melhoram em relação a esse padrão.

Voltando à sua pesquisa de palavras-chave, esta é uma excelente oportunidade para basear a sua estratégia de conteúdo a longo prazo nestas frases-chave e informações da concorrência. Cada termo deverá ramificar-se numa miríade de outros, o que leva a mais ideias de conteúdo. Faça de um artigo uma “pedra angular” da qual emergem algumas subsequentes, mais focalizadas, em vez de escrever, por exemplo, apenas uma peça sobre um determinado assunto.

Adicionar e atualizar conteúdo desatualizado aumentará o seu tráfego; certifique-se apenas de o tornar o mais percetível possível e utilize as ligações internas e externas que discutimos anteriormente. Utilize ferramentas de auditoria SEO tais como a Semrush, Ahrefs, Moz, Yoast, Masjestic entre outras, pois estas serão de uma utilidade muito abrangente e extremamente essenciais para sucesso.

Pronto para iniciar o seu novo projeto?

Temos uma proposta para lhe fazer!