BLOG


"DESIGN É INFORMAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS TODO O PROCESSO CRIATIVO"

Uma abordagem geral sobre Web Design

 

O que é web design?

Web design é a arte de tornar um site esteticamente agradável e fácil de usar. Um web designer cria o layout, os gráficos e o conteúdo de um site.

O design da Web pode ser feito manualmente ou com recurso a software. Os designers usam software para criar gráficos, texto, layouts, cores, botões, etc. O objetivo dessas ferramentas é facilitar a todos aqueles que se estão a iniciar em design ou em programação.

Os web designers também devem considerar qual o objetivo final de seus sites no momento em que os eatá a projectar. É necessário terem em conta qual será o público alvo e que tipo de conteúdos deverão divulgar. É suposto um web designer elaborar o seus projectos recorrendo a wireframes para criar um site.

O design da Web evoluiu para uma forma de arte que equilibra a criatividade dos designers gráficos com o conhecimento dos programadores. O papel do web designer é fornecer uma interface por meio da qual as pessoas possam encontrar e interagir com a informação disponibilizada na internet.

As principais tarefas de um web designer são: wireframing, criação de grades de layouts, criação de elementos interativos, design focado na acessibilidade e usabilidade, utilizar os fundamentos de teoria de cores e fundamentos de tipografia.

 

Do projeto ao básico de programação

A primeira coisa que precisa saber é a linguagem HTML. Ela é usada para criar modelos para cada uma das páginas do seu site. O seu site pode ter modelos diferentes para páginas diferentes, mas todos eles são baseados em código HTML.

A próxima coisa que precisa saber é CSS, que significa Cascading Style Sheets. Ele permite que estilize os seus elementos HTML para terem uma aparência mais atraente no seu site.

Finalmente, precisará de algum conhecimento sobre como o JavaScript funciona em relação aos sites. Por exemplo, pode usá-lo ao criar animações ou ao construir um plug-in de partilha para as redes sociais.

 

Sistemas de gestão de conteúdos

O que é um CMS?

Um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS) é um software que permite a publicação e edição de páginas da web para dispositivos móveis e da web. Um CMS pode ser editado através de um navegador da web, onde o utilizador criará e editará o conteúdo, que será publicado no seu site ou outro dispositivo. 

Os sistemas de gestão de conteúdo são softwares aplicativos projetados para gerir a criação e publicação de páginas da web. Eles ajudam a criar, editar, publicar e manter o conteúdo de um site.  Em resumo, a principal função de um CMS é facilitar  aos editores a gestão e publicação dos seus conteúdos online.

Os sistemas de gestão de conteúdo permitem que os utilizadores editem conteúdo por conta própria, sem precisar conhecer linguagens de programação como HTML ou PHP. Os CMSs também fornecem outros benefícios,  tais como a assistência na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e interface de arrastar e soltar para a construção de sites.

 

A importância da cor em Web Design

A cor é uma parte importante do design, todo o designer precisa aprender os princípios básicos da teoria das cores.

Um exemplo de teorias sobre a cor:  Na Europa muitas pessoas acreditam que o amarelo tem más associações até porque normalmente essa cor representa sinais de alerta, mas por exemplo já na China, o amarelo é associado à felicidade e à alegria.

A cor é uma forma poderosa de design. Pode evocar emoções e influenciar o humor, bem como influenciar a perceção de um objeto. Um estudo da University of British Columbia descobriu que “o vermelho incentiva mais atividade física e confiança, enquanto o azul está ligado à tranquilidade e inteligência”.

Teoria da cor é o estudo das cores e a sua influência na perceção humana. É importante escolher a palete de cores, escolher quais são as cores principais e como elas deverão funcionar juntas para criar e obter harmonia e contraste.

Quanto às cores complementares, estas podem ser vistas como duas cores que estão próximas uma da outra numa roda de cores. Essas cores têm um efeito oposto quando colocadas lado a lado, se uma é quente, a outra é fria; se uma é escura, o outra é clara. Elas também podem ser usadas no design para fazer contraste ou dar ênfase.

Então, como criar a paleta de cores perfeita para o seu site? Primeiro, precisa saber qual humor deseja que o seu site transmita. Em seguida, use uma ou duas cores da paleta de cores desejada para preencher a secção do site correspondente com uma imagem da mesma cor. Por fim, espalhe essas cores selecionadas por outras secções do seu site usando imagens diferentes.

 

Conclusão

Os sites tornaram-se no centro de quase todas as atividades de negócios online e não é exagero dizer que eles são essenciais para qualquer negócio. O design e a funcionalidade de um site deverá conseguir atender às necessidades de uma crescente base de utilizadores, criando uma primeira impressão positiva para os clientes em potencial.

Concluindo, é importante lembrar que há muitos aspetos diferentes no design de um site a serem considerados ao começar do zero, mas seguir algumas dicas básicas tornarão o design do seu site muito mais fácil e, sobretudo com melhor aparência.

Ter um website será um início de uma presença online, mas sempre insuficiente,  pois muito mais existe por fazer com o objetivo de consolidar a sua imagem e o seu negócio online.

Visite esta nossa página aqui e saiba mais sobre que lhe temos para oferecer como soluções online sólidas e profissionais.

 

Pronto para iniciar o seu novo projeto?

Temos uma proposta para lhe fazer!